4. AME E AJUDE AS CRIANÇAS.

As crianças de hoje vão se tornar a civilização de amanhã. Hoje em dia, trazer uma criança ao mundo assemelha-se um pouco a jogar alguém dentro da jaula de um tigre. As crianças não conseguem lidar com seu ambiente1 e não dispõem realmente de recursos para fazê-lo. Elas necessitam de amor e de ajuda para vencer.

Este é um problema delicado de se discutir. Existem quase tantas teorias sobre o modo de criar ou não uma criança quanto existem pais. No entanto, se isto for mal feito, pode resultar em muitos desgostos e a pessoa pode até complicar o resto de sua própria vida. Algumas pessoas tentam criar os filhos como elas próprias foram criadas e outras tentam fazê-lo exatamente ao contrário; muitas têm a ideia de que se deve deixar que as crianças cresçam por conta própria. Nenhum destes métodos tem sucesso garantido. O último método é baseado numa ideia materialista2 de que o desenvolvimento da criança é paralelo à história da evolução3 da espécie; que de alguma forma mágica, não explicada, os “nervos” da criança irão “amadurecer” à medida que ela crescer, tendo como resultado um adulto moral4 e bem comportado. Muito embora se prove facilmente que esta teoria é falsa — basta notar a enorme quantidade de criminosos cujos nervos, de alguma forma, não amadureceram — esta é uma maneira preguiçosa de se criar crianças e alcançou alguma popularidade. Com esta teoria, você não está cuidando do futuro de sua civilização nem de sua própria velhice.

Uma criança, de certa forma, é semelhante a uma lousa em branco. Se você escrever as coisas erradas nesta lousa, ela dirá as coisas erradas. Mas, ao contrário de uma lousa, a criança pode começar a escrever: a criança tende a escrever aquilo que já foi escrito. O problema se torna mais complicado pelo fato de que, muito embora a maior parte das crianças seja capaz de uma grande decência, algumas nascem insanas e, hoje em dia, algumas até nascem viciadas em drogas: contudo tais casos são uma rara minoria.

Não faz nenhum bem simplesmente tentar “comprar” a criança com uma enorme quantidade de brinquedos e bens ou sufocar e proteger a criança: o resultado pode ser bastante desastroso.

A pessoa tem de decidir o que está tentando fazer que a criança se torne: isto é modificado por diversas coisas: a) aquilo que a criança basicamente pode se tornar, devido à sua natureza e potencial inerente; b) aquilo que a criança quer realmente se tornar; c) aquilo que queremos que a criança se torne; d) os recursos disponíveis. Mas lembre-se que, seja qual for o resultado de todas estas coisas, a criança não sobreviverá bem a menos que se torne independente e tenha uma conduta muito moral. De outra forma, é provável que o resultado final venha a ser um risco para todos, inclusive a própria criança.

Qualquer que seja o grau de afeição que você tenha pela criança, lembre-se de que ela não pode sobreviver bem, a longo prazo, se não estiver com seus pés no caminho da sobrevivência. Não será um acidente se a criança seguir por um mau caminho: a sociedade contemporânea está feita sob medida para que a criança fracasse.

Será uma imensa ajuda se você conseguir que uma criança compreenda os preceitos5 contidos neste livro e concorde em segui-los.

Uma coisa que funciona muito bem é simplesmente tentar ser amigo da criança. É certamente verdade que uma criança necessita de amigos. Procure descobrir qual é realmente o problema da criança e, sem menosprezar as soluções que ela dá, tente ajudá-la a resolvê-lo. Observe-as — e isto se aplica até mesmo aos bebês. Escute o que as crianças lhe contam sobre a vida delas. Deixe que elas ajudem — se não fizer isso, elas vão ficar oprimidas por um sentimento de obrigação6 que em seguida têm de reprimir.

Será uma grande ajuda para a criança se você conseguir obter sua compreensão e seu acordo quanto a este caminho para a felicidade, e levá-la a segui-lo. Isso poderia ter um efeito enorme na sobrevivência da criança — e na sua também.

De fato, uma criança não vive bem sem amor. A maior parte das crianças tem uma grande quantidade de amor para retribuir.

O caminho para a felicidade
tem no seu percurso o amor e
a ajuda às crianças, desde o berço
até o começo da idade adulta.

  1. 1. ambiente: aquilo que rodeia uma pessoa; as coisas materiais à nossa volta; a área onde se vive; as coisas vivas, os objetos, os espaços e as forças com que se vive, quer estejam próximos ou distantes.
  2. 2. materialista: baseada na opinião de que só existe a matéria física.
  3. 3. evolução: a teoria muito antiga de que todas as plantas e animais se desenvolveram a partir de formas mais simples e que foram modelados pelo ambiente, ao invés de serem planejados ou criados.
  4. 4. moral: capaz de distinguir o certo do errado no que se refere ao comportamento;
    decidindo e agindo a partir deste entendimento.
  5. 5. preceitos: regras ou declarações que aconselham ou estabelecem um princípio ou princípios, ou um curso de ação relacionado com uma conduta; instruções emitidas como uma regra ou regras de conduta.
  6. 6. obrigação: a condição ou fato de dever algo a alguém em troca de coisas, favores ou serviços recebidos.