16. SEJA DILIGENTE1.

1

O trabalho nem sempre é agradável.

Mas poucas pessoas são mais infelizes do que aquelas que levam uma existência ociosa, aborrecida e sem propósito: as crianças olham entristecidas para a mãe quando não têm nada para fazer; a prostração de espírito dos desempregados, mesmo quando recebem “ajuda social”2 ou “seguro desemprego”3 é lendária; o aposentado, que já não tem mais nada para alcançar na vida, morre de inatividade, como mostram as estatísticas.

Até mesmo o turista, atraído pelo convite ao descanso feito por uma agência de viagens, dá trabalho para o guia turístico se este não lhe arranjar algo para fazer.

Até mesmo o pesar pode ser aliviado se a pessoa simplesmente se ocupar fazendo alguma coisa.

O moral sobe a grandes alturas por meio da realização de coisas. De fato, pode ser demonstrado que a produção4 é a base do moral.

Os indivíduos que não são diligentes descarregam o trabalho em cima das pessoas que os rodeiam. Eles tendem a sobrecarregar os outros.

É difícil conviver com pessoas preguiçosas. Além de elas serem deprimentes, podem também ser um pouco perigosas.

Uma solução funcional é persuadi-las a escolherem alguma atividade e fazer com que se mantenham ocupadas com esta. Será verificado que os benefícios mais duradouros provêm do trabalho que leva a uma produção real.

O caminho para a felicidade é
uma via rápida quando inclui trabalho diligente
que leva a uma produção palpável.

  1. 1. diligente: que se aplica com energia ao estudo ou ao trabalho; que faz as coisas de forma ativa e empenhada; o oposto de ser ocioso e não realizar nada.
  2. 2. ajuda social: bens ou dinheiro dados por uma instituição do Estado às pessoas por estas terem necessidade disso ou por serem pobres.
  3. 3.seguro desemprego: quantia ou auxílio que o Estado concede a desempregados.
  4. 4. produção: o ato de completar alguma coisa; terminar uma tarefa, projeto ou objeto que é útil
    ou valioso, ou que simplesmente vale a pena ser feito ou possuído.