11. NÃO PREJUDIQUE UMA PESSOA DE BOA VONTADE1.

1

Apesar da insistência das pessoas perversas em dizer que todas as pessoas são más, também há por aí muitos homens e mulheres que são boas pessoas. Você pode ter tido a sorte de conhecer algumas pessoas assim.

De fato, a sociedade funciona graças aos homens e mulheres de boa vontade. Os funcionários públicos, os líderes de opinião, as pessoas no setor privado que fazem seu trabalho são, em sua grande maioria, pessoas de boa vontade. Se não o fossem, teriam deixado de servir há muito tempo.

Estas pessoas são fáceis de atacar: sua própria decência as impede de se protegerem em demasia. No entanto, a sobrevivência da maior parte dos indivíduos numa sociedade depende delas.

O criminoso violento, o propagandista, a imprensa sensacionalista, todos tendem a desviar a nossa atenção do fato real e cotidiano de que a sociedade não funcionaria em absoluto se não houvesse indivíduos de boa vontade. Enquanto eles guardam as ruas, dão conselhos às crianças, medem a temperatura das pessoas, apagam incêndios e dizem coisas sensatas com uma voz calma, nós corremos o risco de negligenciar o fato de que são estas pessoas de boa vontade que mantêm o mundo funcionando e o Homem vivo nesta Terra.

Apesar de tudo, estas pessoas podem ser atacadas, por isso, medidas severas para defendê-las e protegê-las do mal devem ser advogadas e tomadas, uma vez que a sua própria sobrevivência, e a da sua família e amigos, depende delas.

O caminho para a felicidade é
muito mais facilmente seguido
quando se dá apoio às pessoas
de boa vontade.

  1. 1. vontade: disposição favorável para qualquer pessoa ou coisa. Tradicionalmente, “ter boa vontade” significa que manifesta disposição de ajudar alguém.