12. PROTEJA1 E MELHORE O SEU AMBIENTE.

1

12-1. Mantenha uma boa aparência.

Às vezes não ocorre a alguns indivíduos — visto que eles não têm de passar o dia olhando para si mesmos — que eles fazem parte do cenário e da aparência dos outros. E alguns não compreendem que são julgados pelos outros com base em sua aparência.

Enquanto roupas possam ser caras, sabão e outros utensílios de cuidado pessoal não são difíceis de serem obtidos. As técnicas, às vezes, são difíceis de ser encontradas, mas podem ser desenvolvidas.

Em algumas sociedades, quando são bárbaras ou se tornaram muito degradadas, pode até ser moda ter um aspecto desagradável em público. Na verdade, isto é um sintoma de uma falta de autoestima.

Ao fazer exercício ou trabalhar, a pessoa pode ficar bem suja. Mas isso não a impede de se lavar e limpar. E alguns operários ingleses e europeus, por exemplo, conseguem manter certa classe na aparência, mesmo enquanto trabalham. Pode ser observado que alguns dos melhores atletas têm boa aparência apesar de estarem banhados em suor.

Um ambiente desfigurado por pessoas com um ar desleixado pode ter um efeito sutil e deprimente sobre o moral2 de cada um.

Encoraje as pessoas à sua volta a manterem uma boa aparência, elogiando-as quando o fazem, ou mesmo ajudando-as gentilmente a resolver seus problemas, quando não o fazem. Isto poderia aumentar a autoestima delas e ao mesmo tempo levantar-lhes o moral.

12-2. Cuide de sua própria área.

Quando as outras pessoas têm as coisas e áreas delas sujas e desarrumadas, isso pode se espalhar para a sua área.

se espalhar para a sua área. Quando as pessoas parecem não ser capazes de cuidar de suas coisas e áreas, isso é um sintoma de que elas sentem que, na verdade, não pertencem a esse lugar e que realmente não possuem suas próprias coisas. Quando eram jovens, as coisas que lhes foram “dadas” estavam condicionadas por precauções e limitações em demasia, ou lhes foram tiradas por irmãos ou pais. E possivelmente elas não se sentiam bem-vindas.

Os pertences, os quartos e áreas de trabalho, os veículos dessas pessoas, mostram que estes não são realmente propriedade de ninguém. Pior ainda, às vezes pode ser observado uma espécie de raiva contra as coisas. O vandalismo3 é uma manifestação disso: a casa ou o carro “sem dono” são rapidamente destruídos.

As pessoas que constroem e tentam manter as habitações para pessoas de poucos recursos, muitas vezes ficam consternadas com a rapidez com que estas começam a se deteriorar. Os pobres, por definição, possuem pouco ou nada. Atormentados de várias maneiras, eles também acabam sentindo que não pertencem a esse lugar.

Mas quer sejam ricas ou pobres e por qualquer que seja a razão, as pessoas que não cuidam de seus pertences e áreas podem causar desordem às pessoas que as rodeiam. Estou certo de que você se lembra de alguns exemplos disso.

Pergunte a tais pessoas o que é que elas realmente possuem na vida e se realmente pertencem ao lugar onde estão, e você receberá algumas respostas surpreendentes. E também lhes terá prestado uma grande ajuda.

A capacidade de organizar e manter em ordem os bens e áreas pode ser ensinada. Para alguém pode ser uma ideia nova de que um objeto, depois de tirado de um lugar e usado, deva voltar a ser colocado no mesmo lugar para que possa ser encontrado de novo: algumas pessoas passam metade de seu tempo justamente procurando as coisas. Um pouco de tempo gasto em se organizar pode ser recompensado por maior rapidez no trabalho: isto não é um desperdício de tempo como alguns acreditam.

Para proteger seus próprios bens e áreas, faça com que os outros cuidem dos deles.

12-3. Ajude a cuidar do planeta.

A ideia de que cada um de nós tem uma parte no planeta, e de que pode e deveria ajudar a cuidar dele, pode parecer muito abrangente e, para alguns, totalmente fora da realidade. Porém, hoje em dia, o que acontece no outro lado do mundo, mesmo a uma distância muito grande, pode afetar o que acontece no seu próprio lar.

Descobertas recentes, efetuadas por sondas espaciais enviadas a Vênus, mostraram que o nosso próprio mundo poderia se deteriorar até um ponto em que já não poderia manter a vida. E isso possivelmente poderia acontecer ainda durante a nossa vida atual.

Derrubem muitas florestas, poluam muitos rios e mares, danifiquem a atmosfera e estaremos perdidos. A temperatura da superfície terrestre pode ficar escaldante, a chuva pode transformar-se em ácido sulfúrico. Todas as coisas vivas poderiam morrer.

Alguém pode perguntar: “Mesmo que isso fosse verdade, o que eu poderia fazer a respeito disso?”. Bem, mesmo se ele simplesmente franzisse a testa ao presenciar alguém que estivesse fazendo coisas para estragar o planeta, ele já estaria fazendo alguma coisa sobre o assunto. Mesmo se a pessoa se limitasse a ter a opinião de que destruir o planeta não é uma coisa boa e mencionasse essa opinião, ela já estaria fazendo alguma coisa.

A atividade de cuidar do planeta começa em seu próprio quintal. Prolonga-se pela área por onde você passa para ir à escola ou ao trabalho. Inclui lugares como onde você faz um piquenique ou aonde vai de férias. O lixo que suja o terreno e fontes de água, as matas secas que facilitam os incêndios, estas são coisas para as quais você não deve contribuir e sobre as quais pode fazer alguma coisa em momentos de lazer. Plantar uma árvore pode parecer muito pouco, mas já é alguma coisa.

Em alguns países, os idosos e os desempregados, não ficam simplesmente sentados se despedaçando: eles são utilizados para cuidar dos jardins, parques e florestas, para apanhar o lixo e acrescentar um pouco de beleza ao mundo. Não há carência de recursos para se cuidar do planeta. Os recursos existentes são principalmente ignorados. Uma pessoa pode notar que o Corpo de Conservação Civil, nos Estados Unidos, organizado durante a década de 1930 para aproveitar a energia de oficiais e de jovens desempregados, foi um dos poucos projetos nessa época de depressão, se não o único, que criou mais riqueza para o Estado do que aquela que foi gasta. Reflorestou grandes áreas e fez outras coisas valiosas que cuidaram dessa parte do planeta que é os Estados Unidos. Pode-se notar que o CCC já não existe. Alguém pode fazer algo tão pequeno quanto dar a opinião de que tais projetos valem a pena e pode apoiar os líderes de opinião e as organizações que realizam o trabalho de conservação do ambiente.

Não há carência de tecnologia. Porém, a tecnologia e sua aplicação custam dinheiro. O dinheiro torna-se disponível quando são seguidas políticas econômicas sensatas, políticas que não penalizam todo o mundo. Tais políticas existem.

Há muitas coisas que as pessoas podem fazer para ajudar a cuidar do planeta. Elas começam com a ideia de que deveriam fazê-lo. Elas progridem ao sugerir às outras pessoas que também deveriam fazê-lo.

O Homem atingiu o potencial de destruir o planeta. Ele precisa ser conduzido rumo à capacidade e atividades para salvá-lo.

Este é, afinal de contas, o local onde estamos vivendo.

Se os outros não ajudarem a proteger e a melhorar
o meio ambiente, o caminho para a felicidade poderia
não ter um leito sobre o qual viajar.

  1. 1. proteger: preservar do mal; defender; socorrer.
  2. 2. moral: a atitude mental e emocional de um indivíduo ou de um grupo; sentimento de bem-estar; vontade de seguir em frente, uma sensação de existência de um propósito comum.
  3. 3. vandalismo: a destruição maldosa e deliberada da propriedade pública ou privada, especialmente algo que seja belo ou artístico.