2. SEJA MODERADO1.

1

2-1. Não use drogas prejudiciais.

As pessoas que usam drogas nem sempre veem o mundo real que as rodeia. Elas não estão realmente aí. Numa estrada, num contato casual, dentro de casa, elas podem ser muito perigosas para você. Essas pessoas pensam equivocadamente que se “sentem melhor” ou “atuam melhor” ou “só estão felizes” quando estão sob o efeito de drogas. Isto é apenas outra delusão. Mais cedo ou mais tarde as drogas as destruirão fisicamente. Desencoraje as pessoas de usarem drogas. Quando elas estiverem fazendo isso, incentive-as a procurar ajuda para se libertarem das drogas.

2-2. Não beba álcool em excesso.

As pessoas que bebem álcool não estão atentas. O álcool diminui a capacidade de reação delas, mesmo quando têm a impressão de que ficam mais alertas por causa dele. O álcool tem algum valor medicinal. Este valor pode ser muito superestimado. Não deixe alguém que esteve bebendo, dirigir um automóvel ou pilotar um avião para você. A bebida pode tirar vidas de muitas maneiras diferentes. Um pouco de bebida alcoólica vai longe; não deixe que o excesso resulte em infelicidade ou morte. Desencoraje2 as pessoas de beber em excesso.

Observando os pontos acima,
uma pessoa se torna fisicamente
mais capaz de desfrutar a vida.

  1. 1. moderado: que não chega a extremos; que não exagera nas coisas; que controla as suas ânsias.
  2. 2. desencorajar: aconselhar alguém a não fazer ou não continuar alguma coisa, geralmente por considerá-la errada, difícil, inútil, etc. Contribuir para que uma ação, atividade, movimento, não se concretize, desenvolva, propague, etc.