INVERNO 2016NEWSLETTER

UMA CIDADE NO CENTRO DE VIOLÊNCIA ENTRE GANGUES
Encontra Forças em O Caminho para a Felicidade


A cidade de Veracruz, no estado de Veracruz, é o lar do maior, mais antigo e historicamente significativo porto do México. Gerindo 16 milhões de toneladas de carga por ano, o porto tornou-se um centro para cartéis de drogas, que utilizam o porto e sua rota dentro e fora do México para tráfico de drogas e armas, extorsão, exploração e sequestro.

Os cidadãos vivem cercados em meio a guerra de cartéis, o que resulta em 35.000 mortes e um ambiente repleto de crimes. Isso inclui escolas onde adolescentes de aproximadamente 12 anos são recrutados pelos cartéis de drogas como trabalhadores escravos e assassinos.

Pôsteres promovendo os 21 preceitos de O Caminho para a Felicidade foram criados com o patrocínio do governo da cidade de Veracruz.

Aurora Gomez Brana, original de Veracruz, queria fazer algo sobre as condições deploráveis de sua terra natal. “Comecei porque minha cidade e meu estado precisavam de ajuda urgente”, disse ela, e começou a jornada para chegar ao “submundo” que gera o crime e violência. Sabendo que a raiz de qualquer problema é o declínio de valores morais, Aurora sentiu que tinha encontrado a ferramenta perfeita em O Caminho para a Felicidade e nos seus preceitos conhecidos por restaurar a calma às áreas turbulentas.

Primeiro, Gomez e sua equipe deram uma série de seminários para líderes empresariais de O Caminho para a Felicidade, o que levou à distribuição do livreto pelo jornal diário Voz Livre: Imagem em 29 comunidades de Veracruz. A editora também colocou os anúncios de utilidade pública de O Caminho para a Felicidade no outdoor eletrônico da sede de sua empresa.

Em seguida, uma empresa de táxis entregou livretos aos seus motoristas para que, por sua vez, entregassem aos passageiros, enquanto a maior cadeia de restaurantes do México imprimiu lâminas de bandeja com os preceitos de O caminho para a Felicidade e colocaram os anúncios de utilidade pública nos televisores. Logo os livretos e anúncios de utilidade pública circulavam em empresas que iam desde cinemas e floriculturas até chaveiros e boutiques de moda.

Gomez depois fechou parceria com empresas de transportes públicos. O terminal rodoviário El Tapo, um dos 20 maiores terminais rodoviários do mundo, apresentou os anúncios de utilidade pública nas suas telas para 75.000 passageiros por dia e a companhia de ônibus ADO passou os anúncios em seus 1.300 ônibus por 3 meses, alcançando 11 milhões de passageiros. A primeira-dama do distrito de Alvarado, em Veracruz, realizou a conferência do Dia Internacional da Felicidade para 200 altos funcionários municipais, com a apresentação de O Caminho para a Felicidade. Depois disso, recebeu uma solicitação dos altos funcionários municipais e do estado para a apresentação de um seminário do Dia Internacional da Mulher para 5.000 pessoas no estádio Benito Juárez.

A IMU, uma companhia de mídia, aderiu à campanha e colocou pôsteres de O Caminho para a Felicidade em 300 pontos de ônibus em Veracruz e por todo o México, alcançando mais de meio milhão de pessoas. O maior canal de TV do estado, Televisa Veracruz, transmitiu os anúncios de utilidade pública. Todo apoio veio com um propósito: propagar a paz e calma.

Para alcançar crianças em idade escolar antes que aliciadores de gangues as recrutassem, a equipe O Caminho para a Felicidade lançou seminários nas escolas e logo recebeu autorização da Secretaria da Educação de Boca del Rio para fazer o mesmo em todas as escolas do município, seguido pelo aval do Ministério da Educação do Estado para palestras em 20 municipalidades.

Quatro anos mais tarde, o relatório de estatísticas da cidade de Veracruz conta os resultados: queda de 33% dos casos de homicídio e queda de 60% dos casos de extorsão. Aurora Gomez Brana e a equipe de O Caminho para a Felicidade afirmam que não vão parar.



ASSISTÊNCIA: UNIDOS PELA PAZ
Um exemplo de como qualquer pessoa pode ajudar com O Caminho para a Felicidade

Unidos pela Paz é um crescente movimento popular, multiétnico e ecumênico que tem a intenção de unir diversas pessoas para trabalharem juntas a fim de levar a paz aos bairros de baixa renda. Eles usam O Caminho para a Felicidade com as suas próprias capas em cor-de-laranja. A Corrida pela Paz une motos e lowriders (carro com sistema de suspensão modificado), representando tradicionalmente gangues, para correrem juntos pelas comunidades, distribuindo O Caminho para a Felicidade e a mensagem de paz.



AJUDANDO OS OUTROS A ENCONTRAR O CAMINHO PARA A FELICIDADE

A Fundação O Caminho para a Felicidade Internacional trabalha para reverter a decadência moral da sociedade, restaurando a confiança e a honestidade por meio da ampla divulgação dos 21 preceitos. Doações ajudam na produção e distribuição do livreto e de materiais de O Caminho para a Felicidade.