LEVANDO A CALMA AOS CIDADÃOS EM TEMPOS TURBULENTOS COM O Caminho para a Felicidade
Bruxelas, Bélgica, não é só a sede para as instituições da União Europeia, mas também é o lar de 180 nacionalidades que falam 108 línguas, e 55% da sua população é originária de outro país. Tal mistura pode trazer belas sinergias, mas também tensões e incertezas, com Bruxelas vivenciando um crime violento a cada 11 minutos. Sabendo que os 21 preceitos de O Caminho para a Felicidade são a ferramenta perfeita para trazer calma, Agnes Bron e Evelyne Decavele formaram a filial de O Caminho para a Felicidade Bélgica. Nas palavras do autor de O Caminho para a Felicidade, L. Ron Hubbard: “Com O Caminho para a Felicidade você pode, de fato, mudar tudo isso. Tudo o que você tem que fazer é manter este livreto fluindo na sociedade. Como um bálsamo suave que se espalha sobre um mar revolto, a calma fluirá mais e mais além.”
Elas começaram com a distribuição de livretos de capas personalizadas com a bandeira belga no bairro de Matongé em Bruxelas, conhecido pela sua mistura de culturas africanas. Depois incluíram limpezas nas ruas da cidade de acordo com o preceito 12: “Proteja e Melhore o seu Ambiente”. Decavele diz: “Nós fizemos vários eventos de limpeza já que a cidade está suja e realmente precisa disso. Enquanto estávamos limpando, nós também distribuíamos o livreto de O Caminho para a Felicidade.”
Em 2015, um atentado terrorista em Paris trouxe à atenção novamente o distrito de Molenbeek em Bruxelas, onde viveu um dos principais suspeitos. Isso criou altos níveis de segurança e uma ansiedade extrema entre os moradores. Bron, Decavele e voluntários foram diretamente para Molenbeek para combater a situação. Eles distribuíram não só as suas capas personalizadas de O Caminho para a Felicidade Bélgica, mas também uma edição especial com a bandeira francesa adornando a capa, em solidariedade ao país afetado, bem como um livreto em árabe para a população Muçulmana, que agora se tornava alvo da comunidade ansiosa e da mídia alarmante. Conforme a poeira baixava, em 2016, três atentados suicidas coordenados atingiram diretamente Bruxelas, dois em um aeroporto e o outro em uma estação de metrô, matando 35 e ferindo mais de 300. Com o país em choque, a equipe de O Caminho para a Felicidade Bélgica foi às ruas para alcançar ainda mais longe.
Eles se aliaram com uma associação de comerciantes locais em Bruxelas, alcançando lojas por toda a cidade com livretos para os clientes. Depois tiveram como alvo todos os grupos étnicos, desde os que falavam francês ou flamengo a paquistaneses, Sikhs, africanos, árabes e asiáticos, por fim alcançaram mais de 400.000 pessoas. Hoje em dia, há uma sensação de mais calma na Bélgica com 23% de diminuição de vandalismo e 35% de diminuição de roubo e extorsão.
ENTRANDO EM AÇÃO
Chamada a Todos os Educadores
O Caminho para a Felicidade contém 21 preceitos simples que qualquer pessoa pode aprender e seguir para levar uma vida feliz e produtiva.
Os educadores são uma pedra angular da sociedade, dando à nossa juventude a orientação e o conhecimento para seu futuro. Portanto, um Kit de Recursos do Educador foi criado para ensinar aos estudantes este guia de senso comum para uma vida melhor. Qualquer educador pode visitar ocaminhoparafelicidade.org.br/educador para saber mais e encomendar um kit gratuito.
Como um superintendente de escola da cidade de Nova York disse: “O Caminho para a Felicidade é importante porque estabelece uma estrutura que guiará os jovens pelo resto de suas vidas. Estamos falando de um caminho. Estamos falando de uma oportunidade para começar a tomar algumas decisões que possam governar o nosso futuro.”
Conte as suas histórias sobre ensinar aos jovens O Caminho para a Felicidade. Para ver um exemplo estelar da implementação do programa, assista scientology.tv/VJ-Smith.
RESTAURE A CONFIANÇA
A Fundação O Caminho para a Felicidade Internacional trabalha para reverter a decadência moral da sociedade, restaurando a confiança e a honestidade por meio da ampla divulgação dos 21 preceitos. Doações apoiam a produção e distribuição dos livretos de O Caminho para a Felicidade e materiais curriculares.