PERGUNTAS FREQUENTES
O que é a Fundação Internacional O Caminho para a Felicidade?
Sediada próximo a Los Angeles, Califórnia, a Fundação O Caminho para a Felicidade Internacional é uma corporação sem fins lucrativos que ajuda as atividades de indivíduos e grupos de todo o mundo, que usam o livro e os materiais de O Caminho para a Felicidade. A Fundação O Caminho para a Felicidade Internacional foi fundada em 1984 e publica o livro O Caminho para a Felicidade em 114 idiomas.
Por meio do trabalho da Fundação, educadores, legisladores, executivos corporativos e dignitários aprendem a implementar O Caminho para a Felicidade em suas próprias respectivas esferas. Assim, aqueles que adotam o livreto em nome da harmonia e de uma vida melhor agora incluem organizações tão diversas como a Polícia Nacional de Honduras, a segurança geral da Cruz Vermelha das Filipinas e o Congresso de Igualdade Racial.
Qual é o propósito da Fundação O Caminho para a Felicidade Internacional?
O propósito da Fundação O Caminho para a Felicidade Internacional e da sua rede é criar uma sociedade mais segura, mediante a distribuição do livro O Caminho para a Felicidade.
Por meio de seus vinte e um preceitos, o livro O Caminho para a Felicidade estabelece uma norma de conduta para os cidadãos do mundo. Este acordo cria então uma civilização, um lugar onde indivíduos, grupos e países são capazes de conviver uns com os outros sem violência nem guerras.
Um fluxo contínuo de livros para a sociedade é o objetivo principal de todas as atividades de O Caminho para a Felicidade. A distribuição do livro torna um indivíduo mais seguro, mais estável, e assim, mais seguros se tornam a família, grupo, bairro, cidade, estado, nação e o mundo.
Dezenas de milhares de pessoas em todo mundo fazem parte da rede internacional que distribuiu cerca de 100 milhões de livros.
Como a Fundação O Caminho para a Felicidade é financiada?
A Fundação imprime e vende exemplares de O Caminho para a Felicidade, vídeos e publicações relacionadas. Todos os fundos recebidos pelos livros e outros materiais destinam-se à produção de mais material e à distribuição de O Caminho para a Felicidade em todo o mundo. O financiamento também vem das contribuições de pessoas e organizações que apoiam os objetivos da Fundação que é restaurar a moralidade, a confiança e a decência mediante a ampla distribuição do livro.
Por uma pequena taxa, a Fundação também emite licenças para pessoas ou empresas para reimprimir o livreto em seu próprio país com a sua própria capa.
O que é o livro O Caminho para a Felicidade?
O Caminho para a Felicidade é um guia simples e direto de como fazer boas escolhas. O livro ajuda as pessoas a tomarem decisões ou fazerem escolhas certas, e essas decisões e escolhas têm um efeito sobre todos.
Os princípios que são encontrados no livro O Caminho para a Felicidade são baseados no senso comum e foram escritos para serem aplicados. Esse livro é um guia verdadeiramente prático e moderno que qualquer pessoa pode usar para orientar com confiança seu caminho para uma vida mais feliz e mais bem-sucedida.
Proporcionando uma bússola moral a qualquer pessoa de qualquer raça, cor ou credo, ele supera barreiras culturais, religiosas e linguísticas. E onde quer que o livro seja amplamente distribuído, proporciona um ambiente mais seguro e menos violento baseado nesses princípios e valores de senso comum.
Quantos exemplares de O Caminho para a Felicidade foram distribuídos?
Até o momento, mais de 100 milhões de exemplares já foram publicados e distribuídos em 114 idiomas em mais de 170 países.
Quais temas são abordados em O Caminho para a Felicidade?
Cada capítulo inclui um ensaio aprofundado que é fácil de ler e compreender. Ele ensina de uma forma que faz sentido e pode dar a uma pessoa os valores e compreensão necessários para tomar decisões inteligentes e corretas na vida.
Quem é o autor do livro e por que ele o escreveu?
O livro O Caminho para a Felicidade foi escrito por L. Ron Hubbard.
A década de 1970 marcou um período de intenso declínio moral no Ocidente. O lugar que a religião ocupava na sociedade se tornou cada vez menor e as normas morais e éticas eram amplamente desafiadas em diversas frentes. Como apenas um exemplo, em 1980, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiu que uma escola pública de Kentucky não poderia publicar os Dez Mandamentos, pois ao fazê-lo, violaria a separação entre Igreja e o Estado como é ordenado pela Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos. Comentando este e outros desenvolvimentos da época, o Sr. Hubbard escreveu: “Quando a religião não tem influência numa sociedade ou deixou de existir, o Estado herda todo o peso da moralidade pública, do crime e da intolerância. Este, então, usa a punição e a polícia. No entanto, isso não funciona, pois a moralidade, a integridade e o autorrespeito não sendo inerentes ao indivíduo não podem ser impostos com grande sucesso.”
Vendo o colapso dos padrões morais e a redução da influência de instituições que historicamente tinham levado adiante esses padrões, o Sr. Hubbard escreveu um código moral completamente secular, baseado no senso comum: O Caminho para a Felicidade. Desde sua publicação inicial, o livro tem sido usado por indivíduos de diferentes raças e crenças religiosas, como um guia sensato para ajudar a si mesmos, às suas famílias e associados. Aplicando os 21 preceitos fundamentais nele contidos, crianças e adultos desenvolvem padrões morais baseados no seu próprio discernimento e compreensão de por que e como esses padrões promovem uma vida mais feliz.
Saiba mais sobre L. Ron Hubbard.
O Caminho para a Felicidade é um livro religioso?
O Caminho para a Felicidade não é um livro religioso e a Fundação O Caminho para a Felicidade Internacional é uma organização secular.
O Caminho para a Felicidade pode ser o primeiro código moral não religioso baseado inteiramente no senso comum. Foi escrito por L. Ron Hubbard como uma obra individual e não é parte de nenhuma doutrina religiosa. Qualquer reimpressão ou distribuição individual do mesmo não implica conexão com/ou patrocínio de qualquer organização religiosa. Portanto, é admissível que departamentos do governo e funcionários públicos o distribuam como uma atividade não religiosa.
Muitos grupos religiosos diferentes usaram o livro O Caminho para a Felicidade, pois suas mensagens simples, porém poderosas, são compatíveis e complementam a maioria das religiões no mundo.
Como O Caminho para a Felicidade não é religioso, ele também é adequado para qualquer grupo individual, público ou privado, usá-lo para melhoria das condições de vida.
O livro O Caminho para a Felicidade pode ser usado em escolas públicas?
Sim. De fato, os educadores estão entre os primeiros a reconhecer o valor do livro para incutir caráter e melhorar as atitudes dos alunos. O Caminho para a Felicidade foi distribuído e utilizado em mais de 12.000 escolas públicas e privadas nos Estados Unidos. Mais de 12 milhões de crianças participaram do concurso “Dê um Bom Exemplo”, inspirado e baseado nos 21 preceitos do livro.
Num estudo realizado com professores, 90% dos entrevistados classificaram a apresentação dos valores morais no livro O Caminho para a Felicidade como “bom” ou “excelente”. Além disso, entre os professores que implementaram os programas de O Caminho para a Felicidade, 85% perceberam uma mudança positiva na compreensão dos alunos sobre os valores morais.
Fora dos EUA, escolas em lugares tão diversos como a Hungria, Líbano, Colômbia, Venezuela, Santa Lúcia, São Cristóvão, Camboja, Gana e África do Sul utilizaram O Caminho para a Felicidade.
Quem usa ou apoia o livro como parte de seus programas educacionais ou de melhoria social?
O Caminho para a Felicidade e seus programas têm sido usados por uma grande variedade de organizações juvenis e comunitárias, escolares e educativas, prisões, centros de liberdade provisória, centros de reabilitação de drogas, governos, hotéis e outras empresas, assim como pessoas interessadas.
O Concurso nacional “Dê um Bom Exemplo” foi reconhecido e elogiado por Membros do Congresso, senadores e governadores que representam 40 estados dos EUA e pelos Ex-presidentes americanos Ronald Reagan e Bill Clinton.
Além dos Estados Unidos, também foi adotado e implementado por órgãos governamentais da África do Sul, Venezuela, México, Honduras, Panamá, Nigéria, Indonésia, Filipinas, Israel, República da Guiana e muitos outros.
Para ler alguns dos muitos sucessos de pessoas e grupos que utilizam o livro, acesse nossa seção de Programas e Resultados.
As pessoas podem reimprimir ou editar os seus próprios exemplares do livro?
Sim. A Fundação concede o direito de reimpressão a organizações, pessoas, escolas e órgãos governamentais em troca de uma taxa nominal de licenciamento. Os exemplares também podem ser encomendados diretamente da Fundação, que administra sua própria gráfica que produz por encomenda. Ela está totalmente equipada para atender pedidos de edições especiais do livro em qualquer quantidade.
Para obter um kit de informação gratuito, incluindo um exemplar de O Caminho para a Felicidade e um DVD apresentando o programa O Caminho para a Felicidade, clique aqui.