DÊ UM BOM EXEMPLO
O Caminho para a Felicidade ajuda os jovens a manterem-se afastados da imoralidade, através de programas que os capacitam a desenvolverem uma bússola moral de senso comum.
Como motivação para inúmeros projetos baseados na juventude, O Caminho para a Felicidade proporciona a jovens adultos um papel ativo na construção de responsabilidade, confiança e decência.
Uma das principais motivações da Fundação O Caminho para a Felicidade é ajudar crianças em idade escolar a desenvolver padrões para o comportamento certo e errado — padrões que elas possam seguir com o objetivo de traçar um futuro bem-sucedido.
E embora a Fundação O Caminho para a Felicidade promova muitos concursos de pôsteres e redações entre o público jovem, seu maior concurso é o “Dê um bom exemplo”, que chegou a mais de 12.000 escolas, abrangendo 12 milhões de estudantes.
Além disso, o concurso nacional “Dê um bom exemplo” também foi elogiado 16 vezes no Diário Oficial do Congresso Americano.
COMO O CONCURSO FUNCIONA
Este é um concurso onde todos ganham. Crianças e estudantes em quatro faixas etárias (5-8, 9-11, 12-14 e 15-17 anos) podem ganhar medalhas, dinheiro e outros prêmios.
Os juízes escolhem os vencedores nacionais, regionais, estaduais e municipais usando um sistema de pontos baseado nas regras do concurso.
Vencedores municipais, estaduais e regionais são então elegíveis para participarem do Concurso Nacional realizado no ano seguinte.
- Cada aluno que entra no concurso recebe um exemplar de O Caminho para a Felicidade, disponível em 114 idiomas.
- Os estudantes devem ler o livro O Caminho para a Felicidade e em seguida criar um projeto baseado em uma ou mais diretrizes descritas no livro.
- Os estudantes entregam um relatório escrito (700 palavras ou menos) sobre o que foi feito, explicando por que isso serve de bom exemplo para os outros e por que eles deveriam vencer.
- Os juízes darão créditos extras se o relatório incluir vídeo, fotos, desenhos, recortes de jornais, cartas ou declarações de outras pessoas que testemunharam o exemplo dado pelo aluno.
- Os juízes revisam cada relatório enviado para selecionar vencedores nacionais, regionais ou municipais. (Essa é a única competição na qual todos os participantes inscritos que dão um bom exemplo e apresentam o relatório ganham algum tipo de prêmio!)
- O dinheiro e, em muitos casos, os próprios prêmios a serem distribuídos aos alunos vêm do patrocínio de empresas, governantes e de doações individuais. Entre os patrocinadores e apoiadores corporativos estão:
IBM
SAATCHI & SAATCHI
WAL-MART
OPERADORES DO McDONALD’S
HOLIDAY INN
STATE FARM INSURANCE
FRUIT OF THE LOOM
WELLS FARGO BANK
IHOP
AEROPORTO INTERNACIONAL DE LOS ANGELES
HOME SAVINGS & LOAN
CONCORD TECHNOLOGY
Os projetos podem ser qualquer coisa que promova os valores morais de senso comum encontrados no livro O Caminho para a Felicidade. Alguns participantes têm feito campanhas de faxina em bairros, parques e praias. Outros têm organizado e distribuído exemplares de O Caminho para a Felicidade na sua comunidade.
Algumas ações comunitárias têm promovido valores como: a honestidade, tolerância, trabalho, competência, respeito às crenças religiosas dos outros, cuidados com o meio ambiente, ou ser trabalhador exemplar.