NOTÍCIASRESTAURAR A HONRA E O AUTORRESPEITO

PESSOAS DE UMA NAÇÃO PERDIDA E ABANDONADA SÃO AJUDADAS COM O CAMINHO PARA A FELICIDADE

Alunos assistem a um seminário sobre os 21 preceitos em uma das 600 escolas às quais Ilse Apsa e sua equipe da Letônia levaram O Caminho para a Felicidade.
Como uma professora levou ao seu país nativo, Letônia, a esperança com os 21 preceitos numa época de desespero.

Na última década, a Letônia enfrentou um dos piores declínios econômicos que qualquer outro país já viveu. Estima-se que 1 em cada 10 de seus trabalhadores fizeram suas malas e cruzaram a fronteira na tentativa de uma vida melhor.

Milhares de crianças foram deixadas para trás sem os pais ou a noção de moral transmitida por eles. Isso abriu as portas para diversas coisas, desde faltas na escola até o uso de drogas. Empresas foram fechadas, cidades abandonadas e grande parte dos adultos que permaneceram enfrentaram anos de desemprego desanimadores.

Ao descobrir O Caminho para a Felicidade, a professora Ilse Apsa decidiu que era isso que ela precisava para erguer seu país em tais momentos.

Ela começou em 2013, com uma equipe que enviou um grande conjunto de livretos a todas as escolas principais da Letônia — mais de 600 — e depois deu seminários feitos sob medida para cada uma delas. Como a mensagem se espalhou, Ilse recebeu pedidos em todo o país até que passou a apresentar seminários sobre os 21 preceitos em três a quatro escolas por semana. Em troca, ela e sua equipe receberam de estudantes e de professores histórias de transformação.

Após um dos seminários sobre o preceito “Honre e Ajude os Seus Pais”, Anna, de nove anos, escreveu: “Os meus pais não têm trabalho aqui e tiveram que partir, por isso eu não queria pensar neles. Mas agora vou escrever e dizer a eles o que aprendi hoje e agradecer pelo que eles têm feito por mim.”

Ilse disse que as palestras dela são as únicas das quais os alunos realmente gostam.

Os centros de serviços sociais da Letônia entraram em contato com Ilse, solicitando seminários para capacitar seus próprios funcionários e clientes com o conhecimento dos preceitos. Mais de 100 desses centros receberam rapidamente os seminários. Uma prefeita ficou tão impressionada quando assistiu ao seminário que o solicitou para apresentar em sua prefeitura.

Para apoiar seus seminários, Ilse usou a mídia, apresentações em eventos e exibições do livro em filme O Caminho para a Felicidade, realizando, assim, um marco. Em 3 anos, ela e sua equipe alcançaram com os 21 preceitos mais de 10% da população letã.

Em reconhecimento ao seu trabalho, o Ministério Nacional de Bem-Estar concedeu à Ilse uma doação para propagar ainda mais a influência tranquilizante de O Caminho para a Felicidade.

Ilse se orgulha de notar a melhora na vida de seu povo. Um estudo recente mostrou que o número de letões que consideram levar uma vida feliz aumentou em 11%.



ENTRANDO EM AÇÃO
TRADUZIDO EM 114 IDIOMAS

A tradução de O Caminho para a Felicidade para papiamento é o 114º idioma no qual o livro está disponível.

O Caminho para a Felicidade, que mantém um Recorde Mundial do Guinness como o livro não religioso mais traduzido de todos os tempos, pode agora ostentar uma outra língua em seu conjunto: a língua caribenha papiamento.

Carmelita Haynes, uma nativa de Aruba, descobriu O Caminho para a Felicidade há alguns anos. A partir de então, ela tem usado os 21 preceitos para ajudar seus amigos e colegas e levou o livro para escolas e grupos comunitários em Aruba.

Em 2016, Carmelita traduziu O Caminho para a Felicidade para a língua crioula espanhola papiamento que serve como a língua principal falada por 330.000 habitantes de Aruba, Bonaire e Curaçau no Caribe.

Com a tradução de Carmelita aprovada pela Fundação O Caminho para a Felicidade, o livro agora pode ser encontrado em 114 línguas.

Se você gostaria de organizar uma tradução de O Caminho para a Felicidade na sua língua nativa, escreva para: info@twth.org.



A SUA AJUDA É NECESSÁRIA

A Fundação O Caminho para a Felicidade trabalha para reverter a deterioração moral da sociedade, restaurando a verdade e a honestidade através da distribuição dos 21 preceitos. Doações apoiam a produção e distribuição dos livretos de O Caminho para a Felicidade e materiais curriculares.