INVERNO 2015NEWSLETTER

O Caminho para a Felicidade Dá Nova Vida
A EQUIPE DA MOTOR CITY LUTA CONTRA A DECADÊNCIA URBANA

O monumento Espírito de Detroit é um cenário adequado para a equipe de O Caminho para a Felicidade dar vida nova à cidade.

Detroit, Michigan, antes conhecida como Motor City por sua indústria automobilística e Motown por seu legado musical, é hoje uma das mais problemáticas metrópoles americanas. O aumento do desemprego, do crime e do tráfico de drogas levou a um êxodo de 25% da população na última década, deixando para trás dezenas de milhares de negócios, edifícios e casas. Em 2013, Detroit tornou-se a primeira grande cidade dos EUA a declarar falência. Mas os moradores de Detroit participam de um movimento crescente que combate o cenário assustador de decadência urbana nesse antro de criminalidade, e eles estão determinados a dar nova vida à sua cidade. Monika Biddle estava entre eles, inspirada pela contribuição de O Caminho para a Felicidade para a redução do crime em outras cidades e estava em busca do mesmo para Detroit.

Ela se uniu à ARISE Detroit!, uma coalizão de cerca de 400 grupos comunitários que compartilham programas e recursos para promover o voluntariado e o ativismo comunitário. A partir daí, ela alcançou o Mack Alive, um grupo de desenvolvimento comunitário do leste de Detroit, liderado pela antiga Deputada Estatal de Michigan, Artina Tinsley Hardman. Como o bairro de Mack Avenue tem dois dos bairros mais perigosos de Detroit (uma área com 26% de desemprego e 35% de seus moradores vivendo abaixo da linha de pobreza), o desafio era assustador.

Quando conheceu O Caminho para a Felicidade, Hardman imediatamente percebeu o valor prático dos 21 preceitos no trabalho da sua organização. “Todas as pessoas precisam de uma bússola moral”, afirmou ela enquanto os voluntários distribuíam milhares de livretos no bairro.

Mack Alive e outros grupos comunitários de Detroit criaram suas próprias capas personalizadas de O Caminho para a Felicidade, que foram distribuídas em suas áreas.

Hardman afirma ainda: “Acho que não importa como o usamos, se em um centro para idosos ou em um dos nossos eventos ‘Leve para a Rua’, alguém irá pegar aquele livreto, nos ligar e perguntar: “Onde posso pegar mais?” As pessoas querem compartilhar O Caminho para a Felicidade com os amigos e família, e isso constrói nossa comunidade.”

A equipe de O Caminho para a Felicidade de Detroit fez o mesmo no lado oeste da cidade, onde a Fundação Irmandade em Brightmoor lançou o programa em projetos de habitação.

No norte de Detroit, um grupo religioso de apoio a vítimas de violência também o adotou. A notícia se espalhou e finalmente mais de 40 organizações inter-religiosas de segurança comunitária e de serviços colocaram 40.000 exemplares dos livretos e filmes nas mãos dos cidadãos de Detroit. Crimes violentos e contra a propriedade caíram 25% nos bairros onde os livretos foram distribuídos.

Quando as principais autoridades da cidade — membros da Câmara Municipal, o Chefe da Polícia e o Prefeito de Detroit — receberam exemplares do livreto, o Prefeito disse: “Essa iniciativa é vital para o reavivamento do espírito da cidade e de seu orgulho e para a construção de uma nova Detroit onde todos possam crescer e prosperar”.

Antiga Deputada do Estado de Michigan e atual líder do “Mack Alive”, Artina Tinsley Hardman (segunda da direita para a esquerda): “Não importa como o usamos... alguém irá pegar O Caminho para a Felicidade, ligar para nós e perguntar: ‘Onde posso conseguir mais?’”


FATOS
A criminalidade é reduzida com O Caminho para a Felicidade

Relatório da Polícia indica queda nas taxas de criminalidade em comunidades saturadas com O Caminho para a Felicidade:

Baía de Plettenberg, África do Sul: Após a distribuição de O Caminho para a Felicidade nas versões em inglês, africâner e xhosa feita junto com a polícia, os furtos diminuíram 63%, as tentativas de arrombamento 67% e roubo com agravante 100%.

Cidade Juárez, México: na lista das “cidades mais perigosas do mundo”, ela caiu do número1 para o No.37 depois da distribuição de O Caminho para a Felicidade, com homicídios em 2013 nos níveis mais baixos desde 2008.



AJUDANDO OS OUTROS A ENCONTRAR O CAMINHO PARA A FELICIDADE

A Fundação O Caminho para a Felicidade Internacional trabalha para reverter a decadência moral da sociedade, restaurando a confiança e a honestidade por meio da ampla divulgação dos 21 preceitos. Doações ajudam na produção e distribuição do livreto e de materiais de O Caminho para a Felicidade.