NOTÍCIASRESTAURAR A HONRA E O AUTORRESPEITO

PROSPERIDADE RESSURGE NO NEPAL

Professores se treinam para o lançamento da Prosperidade para o Nepal (foto principal), os jovens nepaleses com capa personalizada de O Caminho para a Felicidade (acima à esquerda), os estudantes aplicam “Seja Diligente” (acima à direita).

O prêmio Prosperidade para o Nepal envolve jovens nepaleses enquanto os ensina os preceitos de O Caminho para a Felicidade.

Situado nos Himalaias, o Nepal é uma terra de cultura milenar e espiritualidade. Oito das mais altas montanhas do mundo, incluindo a maior delas — o Monte Evereste — tocam o céu do Nepal, que é rodeado pela China e Índia. É lá onde fica Lumbini, o local de nascimento de Gautama Buda, fundador do Budismo.

No entanto, apesar de sua rica herança, o Nepal hoje é uma das nações mais pobres do mundo, sofre com o declínio dos valores morais devido a um sistema educacional inadequado e desemprego — ambos indicadores de um futuro sombrio para seu povo.

Rocco Lanatà, um defensor de O Caminho para a Felicidade, foi pela primeira vez ao Nepal a convite de Mahesh Kunwar, antigo Subsecretário de Educação e Presidente da Sociedade Humanitária do Nepal. Kunwar estava buscando soluções para melhorar sua terra natal, e depois de ver um evento on-line de O Caminho para a Felicidade que Lanatà promoveu, ele soube que tinha encontrado o parceiro perfeito para seus planos de mudar a cara do Nepal.

Os dois entraram em acordo e no fim de 2013 começaram um projeto para treinar os militares depois que o General Comandante das Forças Armadas da Polícia avaliou O Caminho para a Felicidade e simplesmente disse: “Eu quero isso”. Seminários também foram realizados para médicos, enfermeiros e monges Budistas em Lumbini.

Mas para mudar o futuro do Nepal era necessário alcançar os jovens. Para isso, em 2016 foram realizadas reuniões com o Ministro de Desenvolvimento Urbano, o General das Forças Armadas e o Presidente da Organização das Escolas Particulares e Internatos do Nepal. Isso inspirou planos que poderiam ajudar a realizar o sonho de um Nepal mais forte, mais próspero, proporcionando aos jovens os preceitos morais orientadores de O Caminho para a Felicidade.

Conforme dito pelo Ministro de Desenvolvimento Urbano: “Do fundo do meu coração, eu recomendo vivamente, para o maior benefício do povo nepalês, a adoção de O Caminho para a Felicidade, cuja grande distribuição poderia buscar a paz, a segurança e a prosperidade para a nossa bela nação”.

Assim nasceu o Prêmio de Prosperidade para o Nepal sendo implementado nos anos letivos de 2017 a 2018. “Um concurso para escolas em todo o Nepal será baseado na aplicação de um preceito de O Caminho para a Felicidade” explicou Lanatà.

“Do fundo do meu coração, eu recomendo vivamente, para o maior benefício do povo nepalês, a adoção de O Caminho para a Felicidade, cuja grande distribuição poderia buscar a paz, a segurança e a prosperidade para a nossa bela nação.”

Lanatà e Kunwar introduziram o concurso com duas sessões de treinamento para 346 professores e diretores escolares, que depois voltavam às suas escolas com livretos na mão para treinar ainda mais professores. Após o treinamento, a entrega começou imediatamente com os alunos escolhendo um preceito de O Caminho para a Felicidade e criando projetos para demonstrar sua aplicação na vida. Os alunos mais velhos escolheram o preceito 4, “Ame e Ajude as Crianças”. Para demonstrar isso, eles se emparceiraram com os alunos mais novos da escola, e os ajudaram com os deveres escolares. Os alunos da Escola Nepalesa Shikshalaya aplicaram o preceito 16, “Seja Diligente”, ao limpar o pátio da escola que estava em desordem depois de um projeto de construção abandonado. Eles o limparam, está arrumado e está utilizável novamente.

No fim de 2018, cada diretor de escola preparará um DVD que contém as provas de suas atividades na implementação do preceito escolhido de O Caminho para a Felicidade. Isso incluirá um relatório curto, histórias de sucesso, fotografias e vídeos.

Três vencedores serão escolhidos, mas de fato todos os participantes vão ser vencedores, porque no processo do concurso, a juventude do Nepal será instilada com os valores morais essenciais de uma forma divertida e interessante. Um forte tecido moral se transformará na fundação para o futuro: um Nepal que floresce e prospera.



AJUDE A RESTAURAR A CONFIANÇA

A Fundação O Caminho para a Felicidade Internacional trabalha para reverter a decadência moral da sociedade, restaurando a confiança e a honestidade por meio da ampla divulgação dos 21 preceitos. Doações ajudam na produção e distribuição do livreto e de materiais de O Caminho para a Felicidade.