OUTONO 2015NEWSLETTER

DETENDO A ONDA DE CRIMINALIDADE EM PARIS
O Caminho para a Felicidade Abre Novas Portas

Paris pode ser famosa como a capital internacional da moda e culinária, mas por trás do glamour se esconde o crescimento da criminalidade e da delinquência juvenil. Em 2014, 3,5 milhões de crimes foram cometidos na França, dos quais um terço foi cometido por jovens.

A equipe de O Caminho para a Felicidade foi trabalhar para fazer algo sobre a onda de crime entre os jovens. Ela focou Seine-Saint-Denis, um departamento (bairro) em Paris com uma das maiores taxas de crime do país.

Para alcançar a população jovem do condado de Seine-Saint-Denis, a equipe preparou uma campanha com o slogan “Plus Cool La Vie!” (A Vida é Legal!) Com o patrocínio local, ela imprimiu e distribuiu 150.000 exemplares de O Caminho para a Felicidade, com a capa personalizada com o slogan Plus Cool La Vie!

Também confeccionou pulseiras, cartazes, coletes, estandes e letreiros. A Vida é Legal! O juramento contra as drogas tornou-se popular entre os jovens e idosos como sinal de compromisso com a honestidade, confiança, respeito, competência e um bom exemplo, tudo baseado nos 21 preceitos de O Caminho para a Felicidade para uma vida melhor.

A equipe entrou em todos os cantos do condado de Seine-Saint-Denis — distribuindo livretos em edifícios residenciais com a ajuda dos zeladores, e colocando dois livretos em cada caixa de correio com a ajuda dos carteiros. Rapidamente, os primeiros 90.000 livros estavam circulando na comunidade.

Histórias inspiradoras de vidas transformadas surgiram de todos os lados. Um adolescente de 17 anos que tinha sido expulso de casa pelos pais por causa de crime e do vício em drogas leu o livreto e tomou a decisão de mudar completamente seu estilo de vida. Ele abandonou a desonestidade e o uso de drogas — encorajando os amigos a fazer o mesmo — e foi recebido de volta em casa.

A equipe de O Caminho para a Felicidade se concentrou no centro do crime, na Cidade de Saint-Denis, onde distribuíram outros 50.000 livretos nas caixas de correio e a mais de 1.300 empresas e lojistas da área que depois os entregaram aos clientes. A equipe também organizou eventos de limpeza com o slogan A Vida é Legal! assinatura de juramento para fazer a comunidade participar.

Logo após o início da campanha, uma pesquisa revelou que 90 por cento dos proprietários de negócios perceberam uma melhoria na atmosfera da Cidade de Saint-Denis que se tinha tornado mais calma depois que os livretos tinham sido distribuídos. O relatório anual do Observatório Nacional de Delinquência mostrou que o crime violento estava em ascensão em todos os departamentos de Paris, exceto um, onde a taxa de criminalidade caiu, Seine-Saint-Denis.



UM GUIA DE BOM SENSO PARA UMA VIDA MELHOR

O livreto O Caminho para a Felicidade com 21 preceitos (regras ou direções de conduta) é a peça central de programas educacionais abrangentes para educadores escolares e comunitários, instrutores corporativos e agentes carcerários — completo com planos de aulas e recursos audiovisuais de ensino.


AJUDANDO OS OUTROS A ENCONTRAR O CAMINHO PARA A FELICIDADE

A Fundação O Caminho para a Felicidade Internacional trabalha para reverter a decadência moral da sociedade, restaurando a confiança e a honestidade por meio da ampla divulgação dos 21 preceitos. Doações ajudam na produção e distribuição do livreto e de materiais de O Caminho para a Felicidade.