1.3 LEIA O CAPÍTULO

Preceito 1, Cuide de Si Mesmo

1. CUIDE DE SI MESMO.

1-1. Procure receber cuidados de saúde quando você estiver doente.

Quando estão doentes, mesmo com doenças contagiosas, as pessoas muitas vezes não se isolam nem procuram tratamento adequado. Isto, como você pode facilmente ver, tem tendência a colocá-lo em risco. Quando uma pessoa está doente, insista para que ela tome as precauções adequadas e receba o tratamento adequado.

1-2. Mantenha o seu corpo limpo.

As pessoas que não tomam banho nem lavam as mãos regularmente podem transmitir germes. Elas o colocam em risco. Você tem o direito de insistir para que as pessoas tomem banho regularmente e lavem as mãos. É inevitável que uma pessoa se suje quando trabalha ou faz exercícios. Faça com que ela se lave em seguida.

1-3. Mantenha os seus dentes em bom estado.

Dizem que se as pessoas escovassem os dentes depois de cada refeição, os dentes não se estragariam. Isto, ou uma goma de mascar após cada refeição, ajuda a evitar doenças da boca e mau hálito. Sugira às outras pessoas que mantenham seus dentes em bom estado.

1-4. Coma adequadamente.

As pessoas que não se alimentam adequadamente, não são de muita ajuda para você ou para elas mesmas. Têm a tendência para ter um baixo nível de energia. Às vezes ficam de mau humor. Adoecem com mais facilidade. Para comer corretamente, não são necessárias dietas estranhas, mas é preciso comer alimentos nutritivos regularmente.

1-5. Descanse.

Embora muitas vezes na vida uma pessoa tenha de continuar a trabalhar além dos períodos normais de sono, não descansar adequadamente, pode fazer com que ela se torne um fardo para os outros. Pessoas cansadas não estão atentas. Podem cometer erros. Têm acidentes. Precisamente quando mais se necessita delas, podem deixar para você todo o trabalho que existe para fazer. Elas colocam os outros em perigo. Insista para que as pessoas que não descansam o suficiente, o façam.