14.3 LEIA O CAPÍTULO

Preceito 14, Seja Digno de Confiança

14. SEJA DIGNO DE CONFIANÇA.

A menos que uma pessoa confie naqueles que a rodeiam, ela própria está em risco. Quando aqueles com quem conta a decepcionam, sua vida pode ficar desordenada e mesmo sua sobrevivência pode ser colocada em risco.

A confiança mútua é a base mais firme das relações humanas. Sem ela, toda a estrutura cai por terra.

Ser digno de confiança é uma coisa muito respeitada. Quando alguém é digno de confiança, considera-se que ele tem muito valor. Quando alguém tiver perdido isso, ele poderá ser considerado como não tendo valor.

A pessoa deve levar os outros que a rodeiam a demonstrar que são dignos de confiança e a merecer essa confiança. Desse modo eles irão se tornar muito mais valiosos para si mesmos e para os outros.

14-1. Mantenha sua palavra uma vez dada.

Quando uma pessoa dá a certeza ou faz uma promessa ou um juramento de sua intenção, ela deve cumprir o que prometeu. Se alguém diz que vai fazer uma coisa, deveria fazê-la. Se diz que não vai fazer uma coisa, não deveria fazê-la.

A opinião que os outros têm de alguém baseia-se, em grande parte no fato de essa pessoa manter sua palavra ou não. Até mesmo os pais, por exemplo, ficariam surpreendidos se soubessem o quanto podem descer no conceito de seus filhos quando não cumprem suas promessas.

As pessoas que mantêm a palavra dada inspiram confiança e são admiradas. As que não o fazem são consideradas como lixo.

Aquelas que quebram a palavra, raramente vão ter outra oportunidade.

Uma pessoa que não mantém sua palavra pode, ao fim de pouco tempo, dar por si envolvida e aprisionada em toda a espécie de “restrições” e exigências de “garantias”, e pode mesmo ser excluída das relações normais com os outros. Não existe um autoexílio mais completo de seus semelhantes do que não cumprir as promessas uma vez feitas.

Não devemos permitir que os outros deem sua palavra levianamente. E devemos insistir que quando uma promessa é feita, ela deva ser cumprida. Tentar se associar a indivíduos que não mantêm a palavra pode trazer muita desordem à vida de uma pessoa. Este aspecto é muito importante.

O caminho para a felicidade é
muito, muito mais fácil de percorrer
ao lado de pessoas em quem se pode confiar.