12.5 LEIA A SEÇÃO

Preceito 12-2, Proteja e Melhore o seu Ambiente: Cuide de sua Própria Área

12-2. CUIDE DE SUA PRÓPRIA ÁREA.

Quando as outras pessoas têm as coisas e áreas delas sujas e desarrumadas, isso pode se espalhar para a sua área.

Quando as pessoas parecem não ser capazes de cuidar de suas coisas e áreas, isso é um sintoma de que elas sentem que, na verdade, não pertencem a esse lugar e que realmente não possuem suas próprias coisas. Quando eram jovens, as coisas que lhes foram “dadas” estavam condicionadas por precauções e limitações em demasia, ou lhes foram tiradas por irmãos ou pais. E possivelmente elas não se sentiam bem-vindas.

Os pertences, os quartos e áreas de trabalho, os veículos dessas pessoas, mostram que estes não são realmente propriedade de ninguém. Pior ainda, às vezes pode ser observado uma espécie de raiva contra as coisas. O vandalismo3 é uma manifestação disso: a casa ou o carro “sem dono” são rapidamente destruídos.

As pessoas que constroem e tentam manter as habitações para pessoas de poucos recursos, muitas vezes ficam consternadas com a rapidez com que estas começam a se deteriorar. Os pobres, por definição, possuem pouco ou nada. Atormentados de várias maneiras, eles também acabam sentindo que não pertencem a esse lugar.

Mas quer sejam ricas ou pobres e por qualquer que seja a razão, as pessoas que não cuidam de seus pertences e áreas podem causar desordem às pessoas que as rodeiam. Estou certo de que você se lembra de alguns exemplos disso.

Pergunte a tais pessoas o que é que elas realmente possuem na vida e se realmente pertencem ao lugar onde estão, e você receberá algumas respostas surpreendentes. E também lhes terá prestado uma grande ajuda.

A capacidade de organizar e manter em ordem os bens e áreas pode ser ensinada. Para alguém pode ser uma ideia nova de que um objeto, depois de tirado de um lugar e usado, deva voltar a ser colocado no mesmo lugar para que possa ser encontrado de novo: algumas pessoas passam metade de seu tempo justamente procurando as coisas. Um pouco de tempo gasto em se organizar pode ser recompensado por maior rapidez no trabalho: isto não é um desperdício de tempo como alguns acreditam.

Para proteger seus próprios bens e áreas, faça com que os outros cuidem dos deles.

  1. 3. vandalismo: a destruição maldosa e deliberada da propriedade pública ou privada, especialmente algo que seja belo ou artístico.