12.3 LEIA A SEÇÃO

Preceito 12-1, Proteja¹ e Melhore o seu Ambiente: Mantenha uma Boa Aparência

12-1. MANTENHA UMA BOA APARÊNCIA.

1

Às vezes não ocorre a alguns indivíduos — visto que eles não têm de passar o dia olhando para si mesmos — que eles fazem parte do cenário e da aparência dos outros. E alguns não compreendem que são julgados pelos outros com base em sua aparência.

Enquanto roupas possam ser caras, sabão e outros utensílios de cuidado pessoal não são difíceis de serem obtidos. As técnicas, às vezes, são difíceis de ser encontradas, mas podem ser desenvolvidas.

Em algumas sociedades, quando são bárbaras ou se tornaram muito degradadas, pode até ser moda ter um aspecto desagradável em público. Na verdade, isto é um sintoma de uma falta de autoestima.

Ao fazer exercício ou trabalhar, a pessoa pode ficar bem suja. Mas isso não a impede de se lavar e limpar. E alguns operários ingleses e europeus, por exemplo, conseguem manter certa classe na aparência, mesmo enquanto trabalham. Pode ser observado que alguns dos melhores atletas têm boa aparência apesar de estarem banhados em suor.

Um ambiente desfigurado por pessoas com um ar desleixado pode ter um efeito sutil e deprimente sobre o moral2 de cada um.

Encoraje as pessoas à sua volta a manterem uma boa aparência, elogiando-as quando o fazem, ou mesmo ajudando-as gentilmente a resolver seus problemas, quando não o fazem. Isto poderia aumentar a autoestima delas e ao mesmo tempo levantar-lhes o moral.

  1. 1. proteger: preservar do mal; defender; socorrer.
  2. 2. moral: a atitude mental e emocional de um indivíduo ou de um grupo; sentimento de bem-estar; vontade de seguir em frente, uma sensação de existência de um propósito comum.