12.7 LEIA A SEÇÃO

Preceito 12-3, Proteja e Melhore o seu Ambiente: Ajude a Cuidar do Planeta

12-3. AJUDE A CUIDAR DO PLANETA.

1

A ideia de que cada um de nós tem uma parte no planeta, e de que pode e deveria ajudar a cuidar dele, pode parecer muito abrangente e, para alguns, totalmente fora da realidade. Porém, hoje em dia, o que acontece no outro lado do mundo, mesmo a uma distância muito grande, pode afetar o que acontece no seu próprio lar.

Descobertas recentes, efetuadas por sondas espaciais enviadas a Vênus, mostraram que o nosso próprio mundo poderia se deteriorar até um ponto em que já não poderia manter a vida. E isso possivelmente poderia acontecer ainda durante a nossa vida atual.

Derrubem muitas florestas, poluam muitos rios e mares, danifiquem a atmosfera e estaremos perdidos. A temperatura da superfície terrestre pode ficar escaldante, a chuva pode transformar-se em ácido sulfúrico. Todas as coisas vivas poderiam morrer.

Alguém pode perguntar: “Mesmo que isso fosse verdade, o que eu poderia fazer a respeito disso?”. Bem, mesmo se ele simplesmente franzisse a testa ao presenciar alguém que estivesse fazendo coisas para estragar o planeta, ele já estaria fazendo alguma coisa sobre o assunto. Mesmo se a pessoa se limitasse a ter a opinião de que destruir o planeta não é uma coisa boa e mencionasse essa opinião, ela já estaria fazendo alguma coisa.

A atividade de cuidar do planeta começa em seu próprio quintal. Prolonga-se pela área por onde você passa para ir à escola ou ao trabalho. Inclui lugares como onde você faz um piquenique ou aonde vai de férias. O lixo que suja o terreno e fontes de água, as matas secas que facilitam os incêndios, estas são coisas para as quais você não deve contribuir e sobre as quais pode fazer alguma coisa em momentos de lazer. Plantar uma árvore pode parecer muito pouco, mas já é alguma coisa.

Em alguns países, os idosos e os desempregados, não ficam simplesmente sentados se despedaçando: eles são utilizados para cuidar dos jardins, parques e florestas, para apanhar o lixo e acrescentar um pouco de beleza ao mundo. Não há carência de recursos para se cuidar do planeta. Os recursos existentes são principalmente ignorados. Uma pessoa pode notar que o Corpo de Conservação Civil, nos Estados Unidos, organizado durante a década de 1930 para aproveitar a energia de oficiais e de jovens desempregados, foi um dos poucos projetos nessa época de depressão, se não o único, que criou mais riqueza para o Estado do que aquela que foi gasta. Reflorestou grandes áreas e fez outras coisas valiosas que cuidaram dessa parte do planeta que é os Estados Unidos. Pode-se notar que o CCC já não existe. Alguém pode fazer algo tão pequeno quanto dar a opinião de que tais projetos valem a pena e pode apoiar os líderes de opinião e as organizações que realizam o trabalho de conservação do ambiente.

Não há carência de tecnologia. Porém, a tecnologia e sua aplicação custam dinheiro. O dinheiro torna-se disponível quando são seguidas políticas econômicas sensatas, políticas que não penalizam todo o mundo. Tais políticas existem.

Há muitas coisas que as pessoas podem fazer para ajudar a cuidar do planeta. Elas começam com a ideia de que deveriam fazê-lo. Elas progridem ao sugerir às outras pessoas que também deveriam fazê-lo.

O Homem atingiu o potencial de destruir o planeta. Ele precisa ser conduzido rumo à capacidade e atividades para salvá-lo.

Este é, afinal de contas, o local onde estamos vivendo.

Se os outros não ajudarem a proteger e a melhorar
o meio ambiente, o caminho para a felicidade poderia não ter um leito sobre o qual viajar.