17.5 LEIA A SEÇÃO

Preceito 17-1, Seja Competente: Olhe

17. SEJA COMPETENTE1.

17-1. Olhe.

Veja o que você mesmo vê, não o que alguém diz que você vê.

O que você observa é o que você observa. Olhe para as coisas, para a vida e para os outros diretamente e não através de uma nuvem de preconceitos, de uma cortina de medo ou da interpretação de outra pessoa.

Em vez de discutir com os outros, faça com que eles olhem. As mentiras mais flagrantes podem ser despedaçadas, os maiores fingimentos podem ser expostos, os quebra-cabeças mais intricados podem ser resolvidos e as revelações mais incríveis podem ocorrer, simplesmente por insistir gentilmente que alguém olhe.

Quando outra pessoa achar que as coisas são confusas demais e difíceis de suportar, quando ela estiver com a cabeça girando, faça com que ela simplesmente pare e olhe.

Geralmente, o que as pessoas descobrem é muito óbvio quando elas o veem. Elas podem então seguir em frente e resolver as coisas. Mas se as próprias pessoas não veem, não observam por si mesmas, aquilo pode ser muito pouco real para elas e nem todas as diretivas, ordens e castigos no mundo irão resolver as confusões que elas têm.

Podemos indicar a direção para onde olhar e sugerir à outra pessoa que olhe: as conclusões têm de ser dela.

Seja criança ou adulto, a pessoa vê o que ela mesma vê e essa é a realidade para ela.

A verdadeira competência baseia-se na própria capacidade da pessoa para observar. Tendo isso como sua realidade, só então é que a pessoa consegue ser hábil e segura.

  1. 1. competente: capaz de fazer bem aquilo que faz; eficiente; hábil na sua atividade; estar à altura das exigências das suas atividades.