17.3 LEIA A SEÇÃO

Preceito 17, Seja Competente

17. SEJA COMPETENTE1.

1

Numa época de equipamentos complexos, máquinas e veículos de alta velocidade, a sobrevivência de uma pessoa, de sua família e de seus amigos depende, em grande parte, da competência geral dos outros.

No mundo dos negócios, nas ciências, nas humanidades e no governo, a incompetência2 pode ameaçar as vidas e o futuro de algumas ou mesmo de muitas pessoas.

Tenho certeza de que você pode se lembrar de muitos exemplos disto.

O Homem sempre teve um impulso para controlar seu destino. A superstição, a propiciação aos deuses certos, as danças rituais antes da caçada, todas estas coisas podem ser vistas como esforços para controlar o destino, não importa quão fracos ou ineficazes sejam.

Foi só quando o Homem aprendeu a pensar, a dar valor ao conhecimento e a aplicá-lo com competência, que ele começou a dominar o seu ambiente. A verdadeira “dádiva do céu” pode ter sido o potencial para ser competente.

Nas ocupações e atividades comuns, o Homem respeita a competência e a habilidade. Estas, em um herói ou atleta, são quase veneradas.

A verdadeira prova da competência é o resultado final.

Um homem sobrevive na medida em que é competente. Ele sucumbe na medida em que é incompetente.

Encoraje a competência em qualquer ocupação que valha a pena. Elogie e recompense a competência sempre que a encontrar.

Exija elevados padrões de desempenho. O teste de uma sociedade é se você, sua família e seus amigos, podem ou não viver nela em segurança.

Os ingredientes da competência incluem a observação, o estudo e a prática.

  1. 1. competente: capaz de fazer bem aquilo que faz; eficiente; hábil na sua atividade; estar à altura das exigências das suas atividades.
  2. 2. incompetência: ausência de conhecimentos, ignorância; incapacidade para desempenhar convenientemente uma tarefa ou um cargo; que está sujeito a cometer grandes erros ou enganos; inabilidade.